A história toda começou com o grande incômodo com o desperdício de alimentos. Quando me deparei com as estatísticas de reciclagem mundiais, mas mais especificamente com os números estarrecedores de São Paulo, fiquei chocada e decidi fazer do combate ao desperdício meu propósito de vida.

Aí ouvi “Mottainai” de uma grande amiga nissei, e sabia que era essa a história!

Um filminho com o significado da palavra me veio à mente: Mottainai (もったいない) é um termo japonês que transmite uma sensação de pesar em relação ao desperdício. A expressão pode ser proferida sozinha como uma exclamação quando algo útil, como comida ou tempo, é desperdiçado, significando aproximadamente “que desperdício!” ou “Não desperdice!”.
Mottainai é uma antiga palavra budista, que tem laços “com a ideia xintoísta de que os objetos têm almas”. Mottainai foi referido como uma tradição, uma prática cultural e uma ideia que ainda está presente na cultura japonesa, que se tornou um conceito internacional.

Mottai, por sua vez, tem uma conotação de que tudo está conectado, nada está isolado. Pronto, apelido de Mottainai, que é o conceito que rege  nossos pilares, e com um signifcado belíssimo, principalmente para o trabalho em rede que promovemos. O nome tinha que ser Rede Mottai.

E assim, com o propósito maior de acabar com o lixo do planeta, já que ele só existe por ignorância nossa, seres humanos, fundei a Rede Mottai, e fiz parcerias com diversas instituições que nos permitem ir atrás de nossa missão: “Acabar com o lixo orgânico do planeta melhorando a qualidade de vida de todos os seres.”

Junte-se à nossa rede!

Luciana Caran

IDEALIZADORA REDE MOTTAI

Visit Us On LinkedinVisit Us On FacebookVisit Us On Instagram